terça-feira, 29 de maio de 2012

FULÔ DE PITANGA


 No ano de 2011, o Jabuticaqui, grupo de vivência e pesquisa de culturas tradicionais, apresentou em um de seus encontros trimestrais, o bumba-meu-boi. Eu como toador e amo, conduzi a festa ao lado de meus companheiros, nessa festa uma figurinha especial tomou minha atenção com encantamento e beleza: Nina Simone. Filha de um casal-amigo, Helô e Vini, a galeguinha vestindo uma sainha de chita brincava com o boi Estrela Miúda. Essa imagem não me saiu da cabeça, pela delicadeza de carinho dela para com o nosso brinquedo. E dançou cacuriá, e girou na nossa ciranda, e brincou na nossa roda, e sorriu, e nos fez feliz. Tempos depois dedilhando uma nova música, as imagens daquele dia, floresceram na minha palavra. Liguei para o Vini na mesma hora e perguntei se ele me permitia compor uma canção em homenagem à Nina e, através dela, todas as crianças que vestem suas chitas e brincam com seus tambores na nossa tradição. É assim que nasce FULÔ DE PITANGA


FULÔ DE PITANGA
(Meyson)

Dança, cunhãzinha fulô de pitanga
a sinhazinha branca
ziguezagueando entre as caixeiras
tão bonita, vai.


Dança e faz balão de saia essa criança
de sianinha e fita
borboleteando num jardim de flor de chita,
vai.


Numa tamanquinha,
a canarinha voa...


Espero outro São João,
guarnece batalhão
para acordar meu boi pra ela brincar.


Eiá!







Jabuticaqui \ foto de Alessandro Silva



Nina Simone  \ foto de Alessandro Silva




Estrela Miúda \ foto de Alessandro Silva



Fulô de Pitanga





Nenhum comentário:

Postar um comentário