quarta-feira, 23 de maio de 2012

PASSARINHAS

Na Paraíba, em Sumé, minha cidade ancestral. Terra de meus pais e avós, chão que me construiu identidade. Essa canção fala do quintal de Dona Dina, minha vó, carinhosamente chamada de Bobó pelos netos e bisnetos. Nesse quintal se reunia uma mulherada falante e sorridente, entre varal e canteiro cheiroso de erva, fruto e flor, reunião de conversa, comida e vez por outra, cachaça. Essas são as Passarinhas que rodeavam esse menino bobo apaixonado pelo céu descobrindo um amor novo, gigante, por uma estrela que naquele instante entrava em sua vida, Maristela. Obrigado esse povo. Essa música pode ser encontrada nos CDs, AGÔ do Jabuticaqui e BARROCO do projeto Vila de Sant'Anna do meu amigo Mateus Sartori.

PASSARINHAS
(Meyson)


Galhas
do meu cancioneiro
sombreiem o terreiro
é linda a manhã
tem passarinhas por todos os cantos
cantando seus cantos
cunhãs.

Tem fogueira na roda da dança de cacuriá
senhora no fogo da lenha mexendo o fubá
uma outra alimenta a pequena com seio de amor
é bronze o sorriso
frescor

que vem da moringa com gosto de cupuaçu
licor que aromado com mel doce de jataí
que lá da varanda ao balanço de tudo sorri
é Dina eu sei
mainha de mãe

Era eu lá
ei
miudim pra voar
com ôi no varal
já mirando um cordel
meu outro oiá
de namorado do azul
já bem vesgo de oiá
uma estrela no céu despontar






cunhã - mulher adulta, cabocla, termo regional comum nos interiores do Brasil.
cacuriá - dança típica do estado do Maranhão, surgida como parte integrante das festividades do Divino Espírito Santo.
cupuaçu - fruta muito comum na região Norte do Brasil.
jataí - é uma abelha sem ferrão, ou melhor que possuí um ferrão atrofiado, mas um mel delicioso.



Um comentário:

  1. Meyson, você é uma das pessoas mais encantadoras que eu conheço, sei que se pudesse viveria só de amor e poesia. Obrigada por tonar meus dias melhores com seus versos, com suas canções, com seu carinho.

    Beijo meu amigo irmão. Te amo!

    ResponderExcluir