terça-feira, 29 de maio de 2012

CORDEL PARA CONSELHEIRO


Sempre me acompanha as referências de Sumé-PB, onde vivenciei profundamente as cantorias populares, sob a voz de Valdir Teles, Louro Branco, Sebastião Silva, Geraldo Amâncio, Raimundo Caetano, Oliveira de Panelas e tantos outros que me alimentaram de saberes universais. Um cantador em específico me comove pela presença em minha vida, João Furiba, que visitava minha casa a tomar café e conversar a vida, organizador de congressos de viola e violeiro reconhecido nesse meio de riqueza vasta, história viva de cultura nordestina. João Furiba eu relembro em outra canção, A DEMÃO, onde cito o nome de pessoas importantes para a minha formação.
Falei sobre isso, pois que, a convite do grupo Contadores de Mentira, compus a trilha sonora do espetáculo O INCRÍVEL HOMEM PELO AVESSO, que revive o massacre de Canudos pela ótica da população de Canudos. Minha emoção em contar essa história e musicá-la foi epifânica, minha alucinações poéticas, meus delírios sertanejos, me fizeram memorar esses mestres todos e suas soberbas construções. Esse meu humilde Cordel Para Conselheiro, não entrou na trilha do espetáculo oficialmente, mas, é cantado nos aquecimentos do grupo e usado como teaser de chamadas em temporadas e apresentações. Posto aqui meu carinho a essa cultura que tanto me deu, para Canudos e seu povo, à João Furiba eterno mestre e aos Contadores de Mentira.
Canudos não se renderá!

CORDEL PARA CONSELHEIRO
(Meyson)

No início era o sinistro
de medonha escuridão
pio de ave agoureira
no pedregoso sertão
a República cobrando
e o Diabo dando a mão


Onça da língua de cobra,
das garra de gavião
des-ilibada vadia,
pastora da Lei do Cão
no madeiro do tributo,
infernal legislação.


Meretriz das costa oca,
anja vil da perdição
sangue-suga do suor
dos pobre do meu rincão
prometendo sem cumprir:
sal, saúde e educação.


Sob o julgo do chicote
anca da população
na cangaia dos impostos,
idolatrado cifrão,
Vaca das tetas imundas
onde mamava o vilão


Era mesmo a danação
aquela submissão
fôrma da corrupção
da alma e da razão
repartindo aquele pão
amassado pelo Cão


Quando tudo era perdido
de insolúvel danação,
em contas de mil rosários
desgastados na oração
e joelhos calejados
pela fé na salvação,


surge o messias surrado,
carcomido do sertão,
trazendo candeia acesa
afastando a escuridão
alumiando os caminhos,
restaurando os corações.


Fora mesmo uma visão,
aquele Dom Sebastião,
a divina encarnação,
dividindo o mesmo pão,
dividindo o mesmo chão
na mais bonita comunhão.


E SALVE CONSELHEIRO.





O INCRÍVEL HOMEM PELO AVESSO \ foto de Alessandro Silva



ANTÔNIO CONSELHEIRO



JOÃO FURIBA
http://www.luizberto.com/vote-espia-so-paulo-carvalho/joao-furiba

http://www.onordeste.com/onordeste/enciclopediaNordeste/index.php?titulo=Jo%C3%A3o+Furiba&ltr=j&id_perso=955

Nenhum comentário:

Postar um comentário